Durante discurso, nesta quarta-feira (19), o deputado Carlos Lula (PSB) se solidarizou com os profissionais de saúde que atuam no Hospital da Criança Dr. Odorico Amaral de Matos, no bairro da Alemanha. Nos últimos anos, os trabalhadores vêm sofrendo com o agravo das condições de trabalho na unidade administrada pela Prefeitura de São Luís.
“Quando faço a crítica ao Hospital da Criança, também me solidarizo com os servidores, pois sabemos que não é culpa dos servidores as condições indignas em que o hospital se encontra. Sabemos que eles atuam e atuam muito, com coragem, cuidado, respeito e dedicação, mas, infelizmente, o prefeito Eduardo Braide não dá as condições necessárias para que eles possam exercer o seu conhecimento de maneira adequada”, disse Carlos Lula.
Para o parlamentar, quando são dadas boas condições de trabalho aos profissionais, é possível obter bons resultados. O deputado relembrou como exemplo o desempenho do Maranhão durante a fase mais crítica da crise sanitária da Covid-19.
“Durante a pandemia, quando demos as condições necessárias, os servidores do sistema de saúde do Estado, junto com os municípios, conseguiram obter o melhor resultado contra a Covid-19. Enquanto no país morreram mais de 350 pessoas a cada 100 mil habitantes, no Maranhão foram um pouco mais de 150 pessoas para cada 100 mil habitantes. Tivemos menos de metade da média de óbitos do Brasil, isso porque tínhamos as condições necessárias para se efetivar esse trabalho”, relembrou.
Piso da enfermagem
Ainda no seu discurso, o deputado estadual parabenizou o Governo Federal pela assinatura do Projeto de Lei que libera recursos e acaba com as restrições orçamentárias para o Piso Nacional da Enfermagem.
“Excelente notícia para a saúde no Brasil. O Governo Federal está aportando recursos para que estados e municípios tenham condição de pagar o piso da enfermagem, que foi estabelecido tanto para enfermeiros, quanto para técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras. São mais de 7 bilhões de reais de ajuda para municípios e estados, ajudando de fato os servidores da saúde”, comemorou Carlos Lula.
O último passo para que o piso vire realidade no contracheque dessas categorias é o Projeto de Lei passar por votação em regime de urgência no Congresso Nacional.