Em um esforço para impulsionar o desenvolvimento em 100 dos municípios mais vulneráveis do Brasil, o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu na última quarta-feira,6, em Brasília, o secretário adjunto de Assistência Social, Luiz Carlos Borralho.
O Maranhão propôs e integrará o grupo de trabalho responsável por operacionalizar essa agenda ambiciosa, consolidando-se como um dos projetos piloto no país.
As ações visam beneficiar a população em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social, concentrando-se em áreas cruciais como empreendedorismo, emprego e infraestrutura.
“Apresentamos ao ministo uma proposta inicial para compor o grupo de trabalho, considerando o número significativo de beneficiários do Bolsa Família nos municípios maranhenses”, explicou Borralho.
A agenda pretende potencializar os programas e ações do MDS, estabelecendo parcerias mais estreitas com estados e municípios. O ministro Dias enfatizou a importância de utilizar essa experiência como um laboratório para desafios futuros.
Durante a reunião, Luiz Borralho destacou caminhos para a análise dos índices que orientarão as escolhas das cidades. Ele enfatizou o estímulo ao empreendedorismo e à renda, com foco especial no fomento rural e urbano.
“Para a população inscrita no Cadastro Único, o foco será no empreendedorismo, com fomento, seja ele rural ou urbano”, explicou Borralho, ressaltando a importância da colaboração entre governos e empresas para alcançar os objetivos propostos.
A reunião contou também com a presença da gerente de projeto do gabinete do ministro do MDS, Rosângela Maria Sobrinho, e do assessor de gabinete Augusto Lira da Rocha.