Política

Educação do Maranhão é destaque na edição 2023 do “Seminário Nacional pela Alfabetização”

Nos próximos dias 19 e 20 de setembro de 2023, a capital brasileira, Brasília, será palco do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, um dos maiores eventos do país voltados para a pauta da alfabetização infantil. O estado do Maranhão se destaca no evento, com uma comitiva especial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), acompanhada por representantes das secretarias municipais de Educação.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, e o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão, encabeçam a delegação maranhense. Eles serão acompanhados pelo subsecretário de Estado da Educação, Anderson Lindoso, e pela secretária adjunta da Seduc, Nádya Dutra, juntamente com uma equipe técnica da secretaria.

A comitiva do Maranhão ainda conta com a presença de importantes profissionais da área educacional, como a docente Irene Leão, que leciona em Santa Luzia do Paruá. Ela participará do evento como representante dos professores maranhenses e integrará uma mesa redonda para discutir as experiências bem-sucedidas realizadas no município.

Também faz parte da delegação Sebastiana de Kássia, secretária de Educação de Santa Luzia do Paruá, que expressou sua satisfação: “É com muita satisfação que participaremos deste grande evento. É um reconhecimento do trabalho de professores, que levam todo dia o seu melhor para que cada aluno, no final do ano, esteja alfabetizado. Isso é muito gratificante porque nada, nada acontece sem educação”, destacou.

O Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 conta com o apoio de diversas instituições de renome na área educacional, incluindo o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), a Associação Bem Comum (ABC), o Instituto Natura e a Fundação Lemann. O evento reúne autoridades em educação, representantes de organizações civis, estados e municípios, proporcionando um espaço crucial para a discussão e o compartilhamento de conhecimentos sobre a alfabetização infantil.

Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o evento é uma oportunidade única para demonstrar como as parcerias entre estados e municípios podem produzir resultados eficazes na alfabetização de crianças. Ele destacou: “A partir dos debates e trocas de conhecimentos entre especialistas, líderes educacionais e profissionais engajados na área da educação, o Seminário nos permite criar estratégias para avançarmos no desenvolvimento de políticas educacionais de qualidade. Um encontro que coloca o Brasil unido pela alfabetização de todas as nossas crianças.”

As inscrições para o Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 estão abertas e são gratuitas. Para se inscrever, basta acessar o site oficial do evento em www.seminarioalfabetizacao.abc.br

Além disso, o evento será transmitido ao vivo pelo mesmo site, permitindo que um amplo público tenha acesso às discussões e informações compartilhadas durante o seminário. Até o momento, mais de 16 mil pessoas de todos os estados brasileiros já se inscreveram, demonstrando o grande interesse e engajamento nacional no tema da alfabetização infantil.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados