Política

O “Orçamento Secreto” da Saúde do governo de Brandão

O governo Carlos Brandão (PSB) destinou R$ 64,9 milhões em transferências fundo a fundo para municípios comandados por prefeitos aliados. O montante foi despejado nos cofres de prefeituras à véspera do período vedado pela Justiça Eleitoral para repasses voluntários entre entes federativos.

Entre os dias 13 de junho e 1 de julho, foram realizados 56 repasses do Fundo Estadual de Saúde diretamente à conta bancária das prefeituras. Os aportes variam entre 400 mil reais e 2,5 milhões. Na maioria, as cidades contempladas são administradas por apoiadores da reeleição de Brandão. Os valores seriam referentes ao pagamento de emendas impositivas, fruto de indicação de deputados estaduais aliados.

Pedro de Rosário, administrada pelo ex-deputado Toca Serra (PCdoB), é a campeã do fundo a fundo, beneficiada com 4,8 milhões em recursos extras. Parnarama, Açailândia, Timbiras e Santa Inês também foram contempladas com repasses da Secretaria de Saúde do Maranhão acima dos 2,5 milhões.

No ranking das dez maiores beneficiadas com fundo a fundo estão São Domingos do Maranhão, Colinas, Grajaú, Barreirinhas, Arame e Matinha. Em comum, além de receberem repasses na casa dos 2 milhões, são municípios cujo prefeitos apoiam as pré-candidatura de Flávio Dino e de deputados ligados ao governo.

Esta semana, após publicação de reportagem da Revista Piauí, aliados do Palácio dos Leões comemoraram como gol em final de Copa do Mundo a menção a políticos adversários de Carlos Brandão. Chama atenção, contudo, o silêncio dos porta-vozes governistas em relação ao derrame de dinheiro público patrocinado por Tiago Fernandes (PP), um advogado que adentrou recentemente na política como “preposto” do ex-prefeito Luís Fernando Silva (PSDB).

E a farra com recursos da saúde acontece com a anuência silenciosa dos órgãos de controle estaduais, como o Ministério Público do Maranhão e o Tribunal de Contas do Estado. Mas a Polícia Federal está de olho…

Abaixo a planilha com transferência do governo aos cofres municipais.

Fundo_a_fundo_SES

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados