O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, Adriano Sarney, levou um puxão de orelha do governador Carlos Brandão logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 26 de fevereiro.
Por meio de portaria, o neto do ex-presidente José Sarney decidiu reajustar em 40,46% o preço da passagem do transporte intermunicipal. Adriano tentou justificar o aumento, de grande impacto na economia popular e com reflexos negativos para o governo, prometendo discutir futuras majorações de tarifas.
Segundo manifestação do governador, a medida do presidente da MOB não chegou nem mesmo a ser comunicada ao chefe do Executivo estadual, prescindindo de sua autorização.
“Uma medida como esta exige debate amplo e transparente com a população. De forma alguma iremos apoiar uma alteração tão abrupta”, afirmou o governador na rede social de Elon Musk, o X.
Adriano Sarney preside, no Maranhão, o Partido Verde, que, em âmbito nacional, compõe, com o PT e o PCdoB, a Federação Brasil da Esperança, da base política do presidente Lula. Nesse momento em que a popularidade do presidente desce a ladeira, Adriano, como um imperador desmiolado, aproveita para dar um empurrãozinho.