A empresa CN Motos, situada na Av. Benedito Ferreira Campos, 1021 – Parque Alvorada, em Timon, veiculou uma propaganda considerada preconceituosa e irresponsável
. A campanha, realizada com a participação do repórter Chumbo Grosso e de um motociclista, gerou repúdio ao menosprezar as mulheres e exibir práticas que desrespeitam as normas de segurança no trânsito.
O “material publicitário” chamou a atenção por tratar de forma depreciativa as mulheres que não possuem uma moto. Em um trecho da propaganda, uma mulher foi chamada de “abestada” por não ter uma motocicleta e por, supostamente, depender de um namorado para “dar” o veículo. A mensagem foi amplamente criticada por reforçar estereótipos machistas e desvalorizar a autonomia feminina.
Além disso, a propaganda cometeu outro grave deslize: o motociclista e o repórter que aparecem no vídeo estão sem capacete, infringindo as leis de trânsito e colocando em risco sua própria segurança. A cena contradiz qualquer esforço de conscientização sobre segurança nas estradas.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “Para transitar pelas ruas, avenidas ou rodovias, o uso do capacete é obrigatório para todo motociclista, desde aqueles que pilotam ciclomotores, scooters, motocicletas, triciclos e quadriciclos motorizados”. O artigo 244 do CTB considera infração gravíssima não utilizar o capacete.