Política

PT/MA defende projeto Camarão governador 2026

A Executiva Estadual do PT do Maranhão divulgou documento cobrando reciprocidade de aliados e apoio a uma candidatura majoritária do partido no estado em 2026. O partido defende na resolução o projeto Felipe Camarão Governador, mas pondera que não antecipará o debate.

Olhando para o futuro, em 2026, será a vez dos partidos apoiados pelo PT devolverem o apoio a nossa sigla, considerando a importância da alternância de poder e a construção de um projeto político duradouro e inclusivo no Estado. Por isso mesmo, o Partido é unânime na defesa do projeto Felipe Camarão Governador. Contudo, o PT/MA se mantém cauteloso e não antecipará o debate sobre táticas eleitorais, deixando essa discussão para 2026. O compromisso do PT neste momento, é apoiar o governo Lula e consolidar o governo Brandão e o legado de Flávio Dino. Dessa forma, o PT demonstra maturidade política e compromisso em contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão”, diz o documento.

Em relação ao desempenho do PT-MA que elegeu apenas duas prefeituras, o petismo maranhense justifica: “No Maranhão, mesmo considerando o distanciamento eleitoral entre o petismo e o Lulismo, a ideia de que o PT foi derrotado nas eleições de 2024 não reflete os dados concretos. Necessário considerar que as candidaturas do PT/MA foram sufocadas pelos partidos aliados do governo Lula e do governo estadual. Em consequência disso, das 22 candidaturas para prefeitos e prefeitas, o PT foi vitorioso em Codó e Brejo, passando de 01 para 02 prefeituras. O número de viceprefeitos(as) eleitos se manteve; e o de vereadores, estávamos em 52 e aumentamos para 63. Destaca-se, entre os vereadores, a eleição do Coletivo Nós, em São Luís, com a maior votação da Federação e a 6° maior votação da capital, numa crescente de 2 mil para quase 10 mil votos, numa atuação de forte presença e atuação forte nas periferias e zona rural, representando um sopro de renovação democrática”.

Confira a íntegra clicando Resolucao-Politica-PT-MA

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados